Como funciona um treinamento para equipe de vendas no mercado imobiliário

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Vender não é tão simples quanto parece, principalmente quando estamos falando do mercado imobiliário. Afinal, se trata de um nicho que está em constate mudança e evolução, o que exige profissionais cada vez mais qualificados. Entretanto, o treinamento de vendas é uma ótima ferramenta para qualquer tipo de negócio.

Porém, mesmo que seja entendível que se trata de uma ferramenta muito útil para um negócio, o que poucas pessoas sabem é como que funciona um treinamento de equipe de vendas.

Sendo assim, aqui estou eu para te explicar como ocorre esse processo. Veja a seguir!

A importância de um treinamento para equipe de vendas no mercado imobiliário

Os profissionais do setor imobiliário precisam vender o tempo todo e também renovar o seu conhecimento nesse sentido. Até porque, não adianta ter os melhores imóveis em mãos, porém não conseguir vender esses imóveis.

Dessa forma, é indispensável que as imobiliárias invistam em maneiras para potencializar a performance da sua equipe. Não só para os colaboradores, mas para a imobiliária como um todo. Afinal, quando se possui uma equipe de vendas da melhor qualidade, qualquer imóvel é vendido com excelência.

O que faz as engrenagens de uma empresa rodarem são o lucros conseguidos em cima de cada trabalho. Não existe empresa que se sustenta sem lucros, e o time de vendas está diretamente ligado a isso. Quando seu time de vendas é capacitado o suficiente para ter bons retornos, isso faz com que tanto os integrantes do time, quanto a imobiliária prosperem.

E convenhamos, não existe nada melhor do que o crescimento pessoal e profissional.

O que é um treinamento de vendas?

Já que estamos falando tanto sobre o treinamento de vendas, nada mais juntos do que explicar o que é isso, pafa que fique claro.

Treinamento de vendas é uma ação de capacitação, que visa aprimorar técnicas ou comportamentos da equipe de vendedores de uma empresa. Nessa caso, estamos falando de uma imobiliária. Treinamentos devem fazer parte da rotina da empresa, desde o onboarding dos funcionários até as capacitações periódicas.

O objetivo é treinar a força de vendas para as diferentes etapas do processo. Por exemplo, fazer com que seus corretores saibam tudo sobre o funil de vendas.

Além disso, também é importante para novas ferramentas e metodologias, para a cultura da empresa ou para uma ação específica. Esse objetivo deve estar alinhado às metas da imobiliária, de maneira que os vendedores possam potencializar os resultados do negócio.

Por que investir no treinamento de vendas?

Um treinamento de vendas deve ser sempre entendido como um investimento da empresa. Afinal, é justamente isso. Entretanto, muitos líderes encaram como um gasto. Alguns gestores podem achar que treinamentos custam dinheiro ou demandam muitos recursos, mas não pesam o retorno que eles podem trazer.

Um treinamento de equipe de vendas no mercado imobiliário bem sucedido se torna um pilar da eficácia.

O treinamento de colaboradores é, antes de tudo, um processo de aprendizagem. Porém, isso não diz respeito apenas para o meio profissional. Cada vendedor tem um crescimento pessoal após participar de um treinamento de vendas, seja no nível técnico, seja no âmbito comportamental.

Como funciona o processo de treinamento para equipe de vendas no mercado imobiliário

Agora que já expliquei melhor sobre o treinamento para equipes de vendas, irei falar sobre algumas importantes etapas que aparecem no meu treinamento. Veja a seguir!

Identificar as necessidades do time de vendas

A realização de um treinamento de vendas deve ter um porquê. E esse porquê nasce da identificação de necessidades de aprendizado do time de vendas.

Para isso, eu analiso os dados do processo de vendas e de desempenho da equipe. Pode ser que existam gargalos na hora de negociar com clientes ou fechar as vendas, por exemplo. Pode ser que os vendedores precisem aprender uma ferramenta nova que a empresa adquiriu.

Existem diversas possibilidades de parâmetros que podem, e devem, ser alinhados para uma melhor eficácia de um time de vendas. Saber identificar esses pontos fracos, para transformá-los, através do treinamento, em pontos fortes, é essencial.

Conhecer o perfil do time de vendas

Para gerenciar bem a equipe e saber quais aspectos são importantes de serem abordados, é de suma importância conhecer bem o perfil do time de vendas. Além de identificar necessidades de aprendizado, eu entendo como o seu time se comporta, quais são as suas motivações, as dificuldades no dia a dia, as suas fontes de informação, entre outras características.

Dessa maneira, consigo planejar um treinamento que faça sentido para os integrantes do time e consiga estimular sua participação e engajamento. Além de criar uma persona para o seu treinamento, o que ajuda na abordagem usada.

Um dos fatores essenciais ao analisar o perfil dos vendedores é entender que eles são adultos. Pode parecer óbvio, mas a aprendizagem de adultos é bem diferente de crianças e adolescentes.

Eles são autodirigidos, orientados por um objetivo, não têm tempo a perder e já vêm com uma bagagem de conhecimentos, experiências e opiniões consolidadas. Então, ter um profissional com experiência e conhecimento, para lidar com isso é de fato uma grande vantagem. Por isso que eu estou aqui.

Prática

Após entender quais os perfis e necessidades do seu time de vendas, é onde entra uma das partes mais importantes. Aí é onde começa o verdadeiro treinamento de vendas. Dessa forma, eu tiro da teórica os ensinamentos e passo da melhor forma para o time de vendas.

É onde aprendem, entendem e conseguem maximizar suas habilidades. Assim, é possível extrair o máximo do potencial da equipe, e até mesmo descobrir suas reais capacidades.

Benefícios do treinamento para equipe de vendas no mercado imobiliário

Um treinamento para equipe de vendas no mercado imobiliário é de fato muito benéfico, porém, você sabe quais são esses benefícios? Agora eu falarei sobre alguns deles, basta continuar a leitura!

Supera a concorrência

Para começar, algo muito importante, independente de qualquer que seja o ramo de uma empresa, superar a concorrência é muito importante. Afinal, isso que dita se sua empresa conseguirá se manter no mercado e prosperar, ou não. Com uma equipe bem treinada, superar os concorrentes é possível se tornar até mesmo rotina.

Aumenta as vendas

Agora que você já sabe que sua imobiliária de destaca da outras, você deve saber o que acontece junto com esse processo. Esse fator que também evolui, é que o seu potencial de vender cresce exponencialmente. Não há nada melhor do que garantir que a lucratividade da empresa caminhe de forma saudável, não é mesmo? Todos sabemos que a melhor maneira de fazer isso é aumentar as vendas.

Aumenta a produtividade

Ser produtivo virou uma das prioridades de qualquer profissional nos dias de hoje. Uma equipe de vendas produtiva, significa uma maior produtividade nas vendas, literalmente. Quando falamos da realidade de uma imobiliária, existem resultados e metas que precisam ser atingidos em um curto espaço de tempo. Sendo assim, ter seu setor mais importante bastante produtivo é mais que um benefício, é um sonho.

Gostou do tema ‘Como funciona um treinamento para equipe de vendas no mercado imobiliário’? Espero que essas dicas possam te ajudar a se destacar no mercado imobiliário.

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Aliás, se você deseja mais conteúdo direcionado para o corretor confira o meu livro A chave da venda de imóveis e o meu podcast Água, Café ou Chopp Gelado!

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