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Você sabe o que é e-mail marketing? Ele é um dos meios de comunicação que pode ser usado no follow up! Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura para saber mais!

O e-mail marketing é uma ferramenta já muito utilizada por diversas empresas, e caso você não saiba como usar o e-mail marketing com os seus clientes.

Não precisa se preocupar, pois te ensinaremos nesse texto, essa estratégia é muito útil já que propõe um grande alcance com pouco investimento. 

Afinal, para tudo que formos fazer na internet, principalmente no caso de cadastros, o e-mail se tornou uma identidade virtual.

Portanto, ele é utilizado por muitas pessoas e através dele é que as marcas e empresas criam relações com os seus clientes. 

Contudo, vamos de uma vez por todas entender o que é e-mail marketing e como aplicá-lo pode influenciar nas suas vendas!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das estratégias do marketing digital que se baseia em: mandar e-mails relevantes periodicamente para uma lista de contatos específica. 

O objetivo desses e-mails varia de acordo com a segmentação de clientes da lista, mas em geral é estabelecer um relacionamento com o seu cliente. 

Através dessa estratégia é possível: aprofundar o relacionamento com o seu cliente, oferecer conteúdos relevantes e mandar ofertas que sejam interessantes para aquele perfil. 

Portanto, há muitas vantagens em aplicar o e-mail marketing como uma das formas de comunicação com o seu cliente.

Qual a importância?

Basicamente, o e-mail marketing veio para te ajudar a manter um contato com o cliente, mesmo que você não tenha tempo naquele momento, pois é possível programar o envio dependendo da plataforma utilizada. 

Dessa forma, você estabeleceu uma comunicação e o cliente se sentiu lembrado, vendo a sua dedicação em resolver o problema ou a dor dele.

Então, o e-mail marketing é importante para proporcionar maiores pontos de contato com o cliente e aprofundar o relacionamento entre vocês.

Como fazer o e-mail marketing?

Uma dúvida geral de muitas pessoas é como usar o e-mail marketing com os seus clientes, por isso vamos mostrar quais estratégias você pode aplicar nessa ferramenta para aumentar o seu número de vendas. 

Segmentação do público

O e-mail não será o mesmo para todos os seus clientes, então o primeiro passo é fazer a segmentação do seu público.

Por exemplo, você pode segmentar por tempo como: clientes que entraram em contato há uma semana, há duas semanas, há um mês e assim por diante.

Contudo, o ideal é que a segmentação envolve algumas características mais pessoais dos seus clientes como: 

  • Etapa do funil (nível de interesse);
  • Interesses (gosta de futebol, de corrida, de natação);
  • Questões demográficas (idade, localização, gênero);
  • Histórico de interação (quando foi o último contato).

Dessa forma, você terá informações o suficiente para saber qual estratégia traçar para cada público.

Conteúdos ricos

Ao compreender o perfil do seu cliente, é possível colocar em prática a estratégia de mandar conteúdos relevantes para ele através do e-mail marketing.

Caso a imobiliária possua um blog, ou e-books com temas interessantes para o seu lead, você pode mandar um e-mail com esse material como uma forma de manter o relacionamento e até auxiliá-lo com uma informação importante para a decisão de compra.

Dessa forma, você está gerando valor para o seu cliente e também o aquecendo para que ele evolua na jornada de compra.

Além é claro de estar divulgando a sua imobiliária e demonstrando como você é um profissional com autoridade no assunto. 

Educar o seu cliente

Muitas vezes nos deparamos com clientes que possuem interesse, mas ainda não possuem o valor necessário para dar a entrada, ou possuem alguma restrição no nome.

Isso não deve servir como um motivo para desistir necessariamente do cliente, ele pode não se tornar uma venda naquele mês, mas pode vir a se tornar futuramente.

Portanto, entender a importância de educar o seu cliente é crucial para que você aumente a sua lista de contatos. 

Esse lead pode ser educado com os conteúdos ricos que o ajudam a se planejar e a resolver as devidas pendências, para depois ele passar para a lista de contatos prontos para prosseguir na jornada de compra.

Exatamente oferecer um atendimento de qualidade para todos os seus clientes independente das condições será o seu diferencial no mercado, pois a grande maioria dos corretores veem seus clientes como números da comissão e não pessoas em busca de realizar um sonho. 

Sendo assim, agir de forma humanizada se importando com o seu cliente é o que te fará aumentar a sua lista de contatos e aumentar as suas vendas futuramente

Vender o produto

O e-mail marketing também serve para ofertar os seus produtos, portanto, é possível mostrar opções de imóveis que sejam interessantes para aquele público de clientes, seja por conta das condições de valores, seja pelos atrativos do produto que atendam as necessidades ou expectativas do cliente. 

Então, use o e-mail marketing também de forma promocional, estimulando o desejo do seu cliente e também aplicando gatilhos mentais que o façam ter o interesse ao menos de realizar a visita no imóvel.

É muito importante que você corretor não abra mão de realizar visitas, pois é nesse momento em que você pode aprofundar o relacionamento com o seu cliente.

Além de que, ele consegue se visualizar melhor no local, o que se torna uma ótima oportunidade para aumentar o desejo dele sobre o imóvel, destacando as qualidades e reafirmando as características mais atrativas.

Pós-venda

Algo que muitos corretores deixam de desenvolver é o pós-venda, contudo, mesmo que o cliente cumpra o maior objetivo que é realizar a compra, o contato com ele não deve parar por aí. 

Através do e-mail marketing você pode se colocar à disposição do cliente cada haja alguma dúvida, perguntar como está a moradia no novo lar. 

Um pós-venda bem feito, resulta em clientes fidelizados e possíveis recomendações no futuro.

Afinal, quem não deseja receber clientes de forma orgânica, apenas pela indicação de clientes que se sentiram acolhidos com o seu atendimento? 

Portanto, use o e-mail marketing para manter essa troca com o cliente que concluiu a compra, essa ação acarretará muitas vantagens a longo prazo.

Conclusão

Por fim, uma dica muito importante para que a taxa de abertura dos seus e-mails seja alta, é trabalhar bem o assunto do e-mail.

Esse título deve ser chamativo, algo que instigue a pessoa a abrir e desejar continuar lendo o assunto. 

Então, abuse de gatilhos mentais que despertem a curiosidade e se façam persuasivos no começo do texto para que a pessoa percorra todo o conteúdo do e-mail.

Aplicando todas essas estratégias com os seus diferentes tipos de público, você estará aumentando a interação com os seus clientes e se mostrando um profissional excelente. 

Afinal, a verdadeira chave para ser um corretor de sucesso é proporcionar um atendimento humanizado, onde você se importa verdadeiramente com o seu cliente.

Gostou do tema E-mail Marketing? Espero que essas dicas possam te ajudar a se tornar um profissional cada vez melhor. Me siga também nas minhas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube.

Aliás, se você deseja mais conteúdo direcionado para o corretor confira o meu livro A chave da venda de imóveis e o meu podcast Água, Café ou Chopp Gelado!

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