Índice

Muitos corretores ainda não compreende a importância da fotografia imobiliária no momento de captar um imóvel.

Entretanto, as fotos são cruciais para realizar um anúncio, afinal são elas que atraem o cliente para a visita.

Por isso, nesse texto daremos dicas de como realizar uma fotografia imobiliária de qualidade.

Então, se esse assunto te interessa, continue a leitura e confira os tópicos que serão abordados a seguir:

  • Por que a fotografia imobiliária é tão importante?
  • Como tirar boas fotos dos imóveis?
  • O que evitar na hora de tirar fotos?

Por que a fotografia imobiliária é tão importante?

Os anúncios de imóveis nas plataformas digitais já são algo extremamente comum, principalmente pois se intensificaram na pandemia de covid-19.

Portanto, o primeiro contato do cliente é através da internet e o que vai atraí-lo serão as fotos do imóvel.

Isso porque 90% das informações que chegam ao nosso cérebro é por conta de estímulos visuais.

Dessa forma, é extremamente importante trabalhar a parte visual do cliente por meio de fotos com qualidade.

Um imóvel com uma boa fotografia se destaca dos demais, assim atraí mais clientes e é vendido ou alugado muito mais rápido.

Sendo assim, ao captar um imóvel deve-se dedicar a tirar fotos bonitas e de qualidade pensando nas demais etapas do consumidor até a compra em si.

Como tirar boas fotos dos imóveis?

Então se você deseja fazer fotografias imobiliárias de qualidade a partir de agora, basta conferir as nossas dicas a seguir de como tirar boas fotos dos imóveis!

A iluminação é a chave

A iluminação é a chave mestra para o sucesso de toda foto, por isso o melhor é tirar fotos durante o dia.

Assim, você conta com o apoio da iluminação natural do Sol e não precisa investir em aparelhos, apenas com um smartphone é possível fazer fotos com qualidade.

Para destacar mais os cômodos abra as janelas e portas quando achar necessário, para que o ambiente receba maior iluminação.

Um local bem iluminado, passa tranquilidade para o cliente, portanto, investir em deixar as fotos bem iluminadas é uma ótima estratégia.

Organização e preparo são essenciais

Um ponto muito importante é a organização e limpeza do imóvel, afinal um imóvel sujo e desorganizado não fica bem à vista do cliente.

Portanto, se o imóvel ainda estiver ocupado, avise os moradores para que arrumem o imóvel e que será necessário preparar os cômodos para as fotos.

Caso, ainda assim o imóvel não esteja nas condições ideais para as fotos, peça licença para o proprietário e tire principalmente objetos pessoais como fotos, joias, roupas e etc.

Uma possibilidade também é apenas mover o que estiver em um cômodo atrapalhando para outro temporariamente, apenas para fazer as fotos.

Se o imóvel estiver sem alguém, você corretor que terá que preparar o ambiente para que as fotos fiquem atraentes para os clientes.

Vá com tempo

A captação de um imóvel e principalmente a fotografia imobiliária merecem atenção e dedicação, então é crucial não ter pressa.

Pois, caso faça tudo com pressa, as fotos não saíram com qualidade e será um trabalho desleixado, então as fotos não serão aptas para serem usadas.

Dessa forma, prepare a sua agenda para que você tenha tempo para realizar as fotos com calma, assim é possível identificar a melhor iluminação, os melhores ângulos e explorar os detalhes de cada cômodo.

Lembre-se que o objetivo das fotos é que elas atraíam clientes, então ao tirar uma foto pense se ela chamaria a sua atenção ou não.

Foque nos detalhes

Muitos clientes se atraem pelos detalhes dos imóveis e não necessariamente pelo ambiente em geral, portanto, ao perceber detalhes da decoração ou mesmo do acabamento, dê um foco maior a isso.

Um exemplo, seria móveis planejados, ou mesmo um lustre diferente, todas essas coisas que se tornam cotidianas para os moradores do imóvel, são atrativos para o futuro comprador e tornam as fotos mais interessantes.

Utilize também das fotos não só dando foco no detalhe em em si mas como ele fica harmônico no cômodo, dessa forma você conquistará tanto o cliente que foca nos detalhes quanto o que se interessa pelo imóvel em geral.

Use dos aplicativos de edição de imagem

Se você achar que a imagem não está ainda muito atraente e alguns toques de edição podem ajudar, use de aplicativos como o Adobe Lightroom e SnapSeed.

Esses aplicativos são gratuitos para smartphones e podem te ajudar a ajustar contrastes, cores e até a resolução da foto.

Contudo, é preciso tomar cuidado com o uso desses aplicativos, pois não é para mudar completamente a aparência do imóvel.

Senão, o cliente terá um choque de realidade ao visitar o imóvel e ficará com a impressão de que foi uma propaganda enganosa.

Dessa forma, use os benefícios oferecidos pelos aplicativos, mas sempre com moderação!

O que evitar na hora de tirar fotos?

Da mesma forma que te orientamos como tirar boas fotografias imobiliárias, te daremos agora dicas do que evitar na hora de tirar fotos. Confira:

Não use o flash

Como dito, a iluminação é uma parte muito importante para a composição da imagem. Sendo assim, você pode cair no engano de usar o flash pensando que ele irá melhorar a imagem.

Contudo, o flash na verdade acaba direcionando muita luz para um único local, e a foto acaba ficando com muitas sombras ou até mesmo estourada.

Portanto, faça fotos de dia e utilize da luz solar, poucas vezes o uso do flash poderá auxiliar, então siga a dica de sucesso que você não irá errar.

Não fotografe sem organizar

Tanto na questão da organização da sua agenda, quanto a questão da organização do imóvel são essenciais.

Sendo assim, Não é possível fazer fotos com qualidade tendo pressa e se o imóvel não estiver nas devidas condições

Então, primeiro se organize, avise ao proprietário as condições que o imóvel precisa estar para que ele também se organize.

Caso ainda assim o imóvel não esteja bom para as fotos, converse com jeito com o proprietário para que você retorne em outro momento mais oportuno.

Afinal, não vale a pena tirar fotos de um imóvel que ficará desvalorizado comparado aos demais e apagado no catálogo.

Inclusive, se você se interessou por esse assunto e deseja se aprofundar, confira o curso de fotografia de imóveis!

Gostou do tema Fotografia Imobiliária? Espero que essas dicas possam te ajudar a se tornar um profissional cada vez melhor. Me siga também nas minhas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube.

Aliás, se você deseja mais conteúdo direcionado para o corretor confira o meu livro A chave da venda de imóveis e o meu podcast Água, Café ou Chopp Gelado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *