5 erros mais comuns dos corretores de imóveis

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Maravilhoso Dia!

Hoje eu vim trazer pra você dicas valiosas pra você ser um corretor de sucesso.

Com a facilidade de comunicação e pesquisas hoje em dia, os clientes estão cada vez mais bem informados sobre aquilo que eles almejam, e alguns deslizes do corretor pode ser fatal na sua negociação. Muito além de preço, condições de pagamento, os clientes procuram um corretor de imóveis com características como credibilidade, disponibilidade e um atendimento diferenciado. Assim, é essencial manter-se bem informado, demonstrar segurança e conhecimento ao apresentar um imóvel.

Leia Mais: Como ser um corretor de sucesso.

Abaixo listei os erros mais comuns cometidos pelos corretores.

Falta de preparo

Como qualquer trabalho, a corretagem de imóveis exige um preparo e dedicação. Transações imobiliárias costumam envolver quantidades significativas de dinheiro, e ninguém coloca suas economias na mão de uma pessoa despreparada.

Assim, procure manter sempre bem informado através de pesquisas, palestras, livros, notícias e conversas com corretores mais experientes. Além disso, esteja sempre preparado para um encontro com seu cliente, esteja sempre recheado das informações que ele necessita sobre o imóvel, de uma forma que ele se sinta seguro do negócio.

Não saber ouvir

A capacidade de ouvir o que o cliente quer falar é muito importante!

O profissional que mais fala do que deve e não da a atenção necessária as necessidades e desejos do cliente dificilmente é capaz de agradá-lo. É importante que o profissional encontre um meio termo em ouvir as necessidades do seu cliente e oferecer as informações que o mesmo necessita.

Insistir demais

O tempo de resposta é um fator muito importante para o corretor de imóveis.

Este não deve demorar em responder às dúvidas e questionamentos do cliente, correndo, assim, o risco de perdê-lo para outro corretor mais ágil no atendimento, nem insistir demais, apressando o fechamento do negócio. O corretor deve se mostrar disponível, e não permitir que a correria do dia a dia o faça perder o prazo de acompanhamento de um cliente.

É importante, porém, não parecer desesperado com o fechamento do negócio: fazer pressão com telefonemas e mensagens só afasta a possibilidade de fechamento do negócio, passando a impressão de ansiedade e insegurança por parte do corretor.

Não valorizar a compra

A compra de um imóvel significa para muitas pessoas a realização de um sonho.

Reduzir o cliente a um simples produto é um dos erros mais comuns dos corretores de imóveis, que costumam vê-lo como mais uma transação financeira. Procure, então, com conversas, entender as motivações e objetivos do seu cliente, e o que significa este momento da vida dele, fazendo com que se sinta seguro sobre a negociação.

Falta de habilidade na negociação

 A capacidade de se comunicar é uma das características mais importantes dos corretores de imóveis.

O uso de clichês como, por exemplo, “Este apartamento é a sua cara!” ou “Este imóvel é perfeito para você!”, deve ser evitado: ofereça ao seu cliente informações relevantes, e prove seus argumentos a partir de fatos.

Outro erro comum é tentar vender as características técnicas do imóvel e não seus benefícios. Com a internet, os clientes do mercado imobiliário são bem informados com relação às características do imóvel, de forma que é interessante que o corretor se muna de outras vantagens e aspectos benéficos deste para a negociação. De forma geral, muitos corretores de imóveis esquecem-se de se colocar no lugar do cliente durante as negociações. Procure, assim, questionar-se com relação à forma como você mesmo gostaria de ser tratado, e se você fecharia negócio com um corretor que haja assim.

A relação com o cliente deve sempre manter um tom cordial e amigável, e procurar despertar confiança e credibilidade. Para isso, a atenção aos detalhes é fundamental.

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