A importância de fidelizar o cliente no pós-venda

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Muitas imobiliárias e corretores não sabem a importância de fidelizar o cliente no pós-venda, isso porque o pós-venda é a última etapa do funil.

Entretanto, o pós-venda não pode ser menosprezado, afinal fidelizar um cliente é fundamental para que sua cartela de clientes aumente e consequentemente sua lucratividade.

Então, se você deseja saber mais sobre como executar um excelente pós venda e fidelizar seus clientes, continue a leitura e veja os tópicos que serão abordados a seguir:

  • O que é pós-venda?;
  • Por que é tão importante o pós-venda?;
  • Cria-se uma conexão;
  • Torna o cliente um advogado fiel;
  • Abre a possibilidade de recompra;
  • Ganha indicações;
  • Como fazer um pós venda?;

O que é pós-venda?

O pós-venda se trata da estratégia utilizado após a finalização da compra, é o momento em que a marca investe no relacionamento com o cliente.

Dessa forma, o cliente entende que não é apenas mais um e se sente especial por receber atenção após sua compra, se tornando engajado com a empresa ou com o profissional.

Portanto, é muito importante proporcionar um atendimento de qualidade para o seu cliente, desde o início até o final do processo de compra.

Por que é tão importante o pós-venda?

Apesar de muitos conhecerem o pós-venda, ele ainda não é tão aplicado como deveria, pois,as pessoas ainda não compreenderam sua real importância.

Portanto, para que você compreenda melhor o porquê deve investir nessa estratégia, separei os tópicos a seguir:

Cria-se uma conexão

A chave para ter um ótimo pós-venda é desenvolver desde o primeiro contato e durante todo o processo de compra, um relacionamento com o cliente.

Pois, quando o cliente desenvolve uma confiança no seu trabalho e vê a sua dedicação, cria-se uma conexão muito mais forte e que muitas vezes pode se tornar até uma amizade.

Então, ao estabelecer essa conexão ao realizar o pós-venda você estará cultivando um relacionamento duradouro com o cliente e verá seus frutos.

Torna o cliente um advogado fiel

É normal que cada cliente tenha sua percepção sobre a compra realizada, portanto, pode ocorrer reclamações sobre a empresa ou sobre o corretor em específico.

Contudo, ao desenvolver o relacionamento com o cliente e torná-lo engajado, esse cliente se tornará do que chamamos no marketing de “advogado fiel”.

Dessa forma, será uma pessoa que sempre irá apoiar a empresa ou o seu trabalho, dará testemunhos positivos sobre a experiência de compra.

E caso surja alguma situação, ele se manifestará ao seu favor, demonstrando ser um verdadeiro advogado fiel.

Apesar de muitas imobiliárias e corretores terem medo de situações como essas, há o seu lado positivo, pois normalmente uma ação negativa é o que faz os advogados fiéis se levantarem a favor da marca.

Assim, ao final da situação haverá muitas provas sociais de todos os clientes que gostaram dos seus serviços e partiram ao seu favor.

Abre a possibilidade de recompra

Imóveis são bens de grande investimento, portanto, não são adquiridos com tamanha frequência.

Entretanto, há situações em que você vende um imóvel para um cliente e anos depois ele retorna querendo vender o imóvel, ou até mesmo comprar um novo.

Para que isso ocorra é necessário aplicar o pós-venda, manter o contato com o cliente, se recordando do mesmo em datas especiais.

Atualmente, as redes sociais são excelentes canais de contato para manter esse cliente sempre por perto e até mesmo estabelecer uma amizade.

De fato, os clientes só retornam para os profissionais e empresas que proporcionaram uma boa experiência, por isso para o pós-venda dar resultado, é necessário oferecer um atendimento de qualidade desde o primeiro momento.

Portanto, se você deseja ser procurado por seu cliente antigo para uma recompra, basta colocar em prática as estratégias do pós-venda.

Ganha indicações

Por último, ao cliente receber um bom atendimento e concluir a compra com uma ótima experiência ele te indicará para os conhecidos.

Esse é o melhor tipo de marketing que há, pois você ganhará clientes sem custo ou ter feito nenhum investimento a mais.

Através da prova social dos seus clientes outros serão influenciados e desejarão ser atendidos por você ou pela sua empresa.

Essa situação ainda é atípica, contudo, muito prazerosa. É a prova real de que o seu trabalho está sendo bem feito, e esses são os frutos.

Como fazer um pós-venda?

O pós-venda é uma estratégia muito simples e de menor investimento, por isso é extremamente interessante de executar.

Basicamente se trata de entrar em contato com o cliente após a finalização da compra, como forma de se colocar à disposição do mesmo.

É ideal que nesse contato, você peça por um feedback ou até mesmo realize uma pesquisa de avaliação.

Dessa forma, você poderá ver os pontos em que acertou e os pontos a melhorar, o que é muito importante para o desenvolvimento de todo profissional.

Porém, o contato não acaba aí, é possível criar uma segmentação de clientes que compraram no e-mail marketing para continuar trabalhando esses contatos e assim continuar mantendo contato.

É claro que é possível manter esse relacionamento por outros canais de comunicação, mas o e-mail permanece sendo o mais prático em questão de automoção.

Ao estabelecer uma amizade com o cliente há maior liberdade na comunicação, nessa situação é interessante entrar em contato em datas comemorativas como aniversários, Natal e etc.

Aplicando essas estratégias o pós-venda será um sucesso e você terá muitos clientes fidelizados para trabalhar na sua carteira.

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