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As redes sociais são grandes aliadas dos corretores de imóveis na hora de se comunicarem com clientes em potencial. É o caso do WhatsApp, que oferece recursos que podem contribuir em muito com o dia a dia do seu trabalho e com o processo de fechar bons negócios.

            E para saber como usar essa rede social ao máximo e aproveitar todas as suas possibilidades, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir as 8 dicas de WhatsApp para corretores de imóveis.

  • 1 – Tenha uma conta no WhatsApp Business
  • 2 – Divulgue seus canais de comunicação
  • 3 – Use o recurso catálogo para apresentar os imóveis
  • 4 – Faça uso do recurso respostas rápidas
  • 5 – Mantenha a formalidade nas conversas
  • 6 – Não seja inconveniente
  • 7 – Comunique-se com sua equipe através das videochamadas
  • 8 – Utilize o link curto para divulgar seu WhatsApp

1 – Tenha uma conta no WhatsApp Business

            A primeira dica de WhatsApp para corretores de imóveis é ter uma conta profissional na rede social, o que pode ser feito por meio do WhatsApp Business. Dessa forma, além de ter um perfil profissional, o que confere maior credibilidade para o seu negócio, é possível acessar recursos adicionais.

            Entre eles, respostas rápidas e criação de catálogo que, como veremos mais adiante, são outras dicas importantes. Além disso, para o perfil da sua conta não se esqueça de adicionar uma imagem adequada, que pode ser a sua fotografia, desde que esteja com um visual profissional.

            A imagem também pode ser uma fotografia que remeta ao seu ramo de atuação. É possível ainda adicionar uma descrição do seu negócio, bem como endereço, site, e-mail e outros.

            O melhor é preencher todos os campos para fornecer o máximo de informações. Já a descrição deve ser objetiva e clara, para que não gere dúvidas no consumidor.

2 – Divulgue seus canais de comunicação

            Como já dito, no perfil profissional do WhatsApp é possível divulgar as principais informações a respeito do seu negócio, como os seus dados de contato. Além disso, você consegue acrescentar o seu site e os links para as redes sociais.

            Essa interação é muito importante para o corretor de imóveis se aproximar do seu público-alvo, que pode escolher por qual canal prefere se comunicar. Ao promover essa interação entre as redes sociais e o site do seu negócio é essencial que todos eles possuam conteúdo de interesse da sua audiência.

            Para corretores de imóveis, além de divulgar os imóveis disponíveis, recomenda-se criar conteúdos com dicas sobre como comprar imóvel com segurança, como fazer financiamento, como decorar a sua residência e outros assuntos relevantes. 

3 – Use o recurso catálogo para apresentar os imóveis

            Mais uma dica de WhatsApp que combina muito com os corretores é a possibilidade de criar um catálogo para apresentar os imóveis disponíveis para negócio. Dessa maneira, você pode mostrar as fotos dos principais imóveis que estejam para alugar e vender.

            Afinal, quem busca por eles quer, acima de tudo, conferir as suas imagens e você pode usar esse recurso para dar uma pequena amostra das ótimas oportunidades que tem para oferecer aos seus clientes em potencial.

            Dessa maneira, você pode apresentar uma foto de cada imóvel ou várias do mesmo, caso possua um imóvel que deseja destacar, como um lançamento. E para atingir os seus objetivos, dê atenção especial à qualidade das imagens. Elas devem ter boa resolução e mostrarem o imóvel de um ângulo adequado.

4– Faça uso do recurso respostas rápidas

            O recurso respostas rápidas é mais uma opção disponível no WhatsApp Business, que permite responder de maneira rápida as perguntas que mais frequentemente o seu público costuma fazer. Para tanto, é possível cadastrar até 50 respostas.

            Elas são enviadas sempre que um usuário fizer uma pergunta usando palavras chaves específicas. Ou seja, você cria as respostas e as associa às palavras que costumam estar presentes nas perguntas mais frequentes dos consumidores.

            Com esse recurso, consegue-se ainda criar uma mensagem de saudação quando um usuário enviar uma mensagem a você pela primeira vez. Essa facilidade ajuda na eficiência do seu trabalho, uma vez que não é preciso responder uma a uma das perguntas.

            Mesmo assim, esteja atento às perguntas diferentes, que exigem uma resposta personalizada. Afinal, manter a comunicação com um cliente em potencial é o primeiro passo para fechar um bom negócio.

            E mais, você pode criar uma resposta de ausência para determinados horários. Isso permite que o cliente em potencial não fique sem uma resposta mesmo quando você não estiver disponível.

5 – Mantenha a formalidade nas conversas

            Mesmo que as redes sociais sejam muito usadas de maneira informal, por amigos e familiares, quando se tem um perfil profissional é importante ter uma linguagem mais formal. Ou seja, não é porque você conversa com clientes em potencial nas redes sociais que pode descuidar da linguagem apropriada.

            Claro que por se tratar de uma rede social a formalidade pode ser medida para que não ocorra excessos, o que até pode nem combinar com o público que você atende. De qualquer forma, evite gírias, siglas e palavras escritas de forma reduzida em excesso.

            E claro, um tom educado e respeitoso é mais um segredo para corretores de imóveis mostrarem o seu profissionalismo e confiabilidade, o que reflete diretamente na obtenção de negócios sólidos e prósperos.

6 – Não seja inconveniente

            Quando as redes sociais são utilizadas para se comunicar com clientes em potencial, é importante estar atento ao horário que as mensagens são enviadas.

            Mesmo os corretores de imóveis devem evitar enviar mensagens à noite e nos finais de semana, a não ser que o cliente esteja com pressa de fechar negócio e peça que você o contate assim que conseguir uma boa oportunidade.

            Além disso, alguns horários podem ser mais assertivos para garantir que o consumidor dê a atenção necessária a sua mensagem. O horário no meio da manhã pode ser um bom momento, bem como no primeiro horário da tarde.

            Mas conhecer o perfil do seu público-alvo é o jeito mais apropriado para saber quais horas do dia são as melhores para se comunicar com ele.

7 – Comunique-se com sua equipe através das videochamadas

            O WhatsApp também contribui em muito com o trabalho interno do seu negócio. Com essa rede social é possível fazer chamadas de vídeo em grupo, permitindo que você se reúna mesmo à distância com a sua equipe.

            O mesmo pode ser feito quando é necessário conversar com um cliente a respeito de um imóvel. No entanto, é recomendado sempre, antes de iniciar a videochamada, enviar uma mensagem para as demais pessoas perguntando se elas estão disponíveis.          

            Mesmo assim, as chamadas por vídeo com clientes são mais adequadas quando existem detalhes a serem tratados. Para uma troca rápida de informação ou um aviso o melhor ainda é enviar uma mensagem escrita.

8 – Utilize o link curto para divulgar seu WhatsApp

            Assim como você consegue adicionar o link para outras redes sociais no WhatsApp Business, também é possível colocar um link para essa rede social em outros canais de comunicação. Trata-se de mais uma forma eficiente de promover a integração dos seus canais online.

            Afinal, como já dito, corretores de imóveis trabalham junto a diferentes públicos e cada um pode ter uma preferência na hora de se comunicar online. Com o recurso de link curto, você pode compartilhar o link do seu WhatsApp por e-mail, Facebook, Instagram e outros.

            Se você deseja tornar essa rede social o seu principal canal de comunicação, essa possibilidade é fundamental para direcionar todos os clientes em potencial do seu negócio para o WhatsApp com muita praticidade.

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Felipi Adauto é corretor de imóveis na DF Casa Imóveis imobiliária em Itaquera que trabalha com Apartamentos em Itaquera, imóveis em Itaquera e imóveis na Zona Leste de São Paulo, treinador de corretor de imóveis e Coordenador e Co-autor do livro A chave da venda de imóveis.

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