Como otimizar o uso das redes sociais

Como otimizar o uso das redes sociais

junho 27, 2020 3 Por Felipi Adauto

Qualquer profissional que deseja apostar no uso da internet para atrair e conquistar clientes em potencial para o seu negócio, como os corretores de imóveis, deve saber que isso exige tempo.

Afinal, manter uma estratégia de marketing digital consiste em realizar diversas tarefas, em geral, com periodicidade, inclusive, ao se fazer uso das redes sociais. Como esses sites são muito úteis para manter a comunicação afinada com o público, o diálogo deve ser constante.

Porém, nem sempre se tem disponibilidade necessária para se dedicar a esses canais de comunicação. Assim, deve-se descobrir maneiras de como economizar tempo ao usar as redes sociais, sem que isso interfira na qualidade da sua estratégia.

Se você tem interesse no assunto, pois sabe como é importante fazer a gestão adequada desses sites, mas está com pouca disponibilidade para executar a atividade, continue lendo este artigo. Aqui, você encontra muitas dicas de como otimizar o uso das redes sociais.

  • Tenha um cronograma de postagens
  • Aposte no agendamento de post
  • Fixe publicações importantes
  • Faça uso das mensagens automáticas
  • Prefira designs prontos
  • Avalie o seu desempenho nas redes sociais

Tenha um cronograma de postagens

A primeira dica de como otimizar o uso das redes sociais é com um cronograma de postagens. Ter tudo organizado é uma ótima forma de economizar tempo e fazer um uso mais assertivo desses sites de relacionamento.

Esse cronograma pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. De todo o modo, o objetivo é que você planeje com antecedência como serão as postagens nas redes sociais dentro do período de tempo escolhido.

Assim, você precisa ficar menos dias envolvido em criar postagens e publicá-las. Outra vantagem de fazer uma agenda com as postagens previstas para o período é ter uma visão mais ampla da sua estratégia.

Ou seja, você pode definir determinados temas para as postagens de uma só vez, seguindo uma ordem ou lógica. Com isso, não é preciso se sentar uma ou mais vezes por semana e ter que retomar os conteúdos já publicados para avaliar o que deve ser feito naquele dia.

Com essa visão mais ampla, você pode até mesmo programar o conteúdo para as redes sociais dos próximos meses, de acordo com lançamentos e novas oportunidades que já estão previstas.

O planejamento adequado para cada post permite ainda publicá-lo no momento certo. E todo esse trabalho pode ser ainda mais facilitado com o agendamento nas redes sociais.

Dica de leitura: Livro A chave da venda de imóveis

Aposte no agendamento de post

Mais uma dica para economizar tempo ao gerir as redes sociais é fazer uso das ferramentas que servem para agendar posts. Dessa maneira, em conjunto com a dica anterior, é possível tornar o seu trabalho muito mais simples.

Para tanto, existem diferentes ferramentas que permitem o agendamento de posts nas redes sociais, como o Estúdio de Criação do Facebook, que permite também agendar as publicações no Instagram. Além de ser fácil de utilizar, é totalmente gratuita.

Interessado nessa ferramenta? Então, clique aqui e saiba mais.

Esse é apenas um exemplo de ferramenta para contribuir com a otimização na gestão das redes sociais, sendo que há outras disponíveis de maneira gratuita. Existem opções pagas, sendo que elas oferecem recursos extras, que podem ser úteis para a sua estratégia.

De qualquer forma, é importante entender que o agendamento de posts nas redes sociais facilita em muito o seu trabalho. Isso porque você pode criar todas as publicações em um único dia e salvá-las, ao invés de publicá-las no mesmo instante.

Para tanto, basta escolher uma data e horário para cada post, de modo que ele será automaticamente postado no momento certo.

Assim, você não precisa ficar se preocupando em não esquecer dos posts que deve fazer. Ideal para corretores que trabalham sozinhos ou com pequenas equipes.

Fixe publicações importantes

Como otimizar o uso das redes sociais consiste ainda em usar os recursos que as redes sociais dispõem para dar destaque a algumas publicações, como fixar post no topo da sua fanpage. Nessa publicação, a dica é acrescentar as informações mais relevantes.

Entre elas, e-mail e telefone de contatos, endereço (se houver), horário de atendimento, site para conferir ofertas, e outras que, em geral, são as principais dúvidas que o seu público tem.

Com isso, você pode economizar o tempo que gastaria respondendo um grande número de mensagens, que podem ser rapidamente esclarecidas com esse tipo de post. Aqui, a ideia não é evitar que a sua audiência faça um contato mais direto, mas sim, agilizar a comunicação.

Desse modo, você não corre o risco de perder um cliente porque as suas informações básicas não estão bem destacadas. E mais, com esse post fixo, você tem mais tempo de responder a mensagens mais específicas, que podem demandar mais da sua atenção.

Faça uso das mensagens automáticas

De forma parecida à dica anterior, as mensagens automáticas podem tornar muito mais ágil a sua comunicação com clientes em potencial. Isso porque elas também possibilitam tirar dúvidas mais genéricas e fáceis de responder, em geral, que pertencem ao topo de funil.

Com isso, você pode focar o seu trabalho, principalmente, em consumidores que já estejam mais propensos a fazer negócio com você, seja para comprar, vender ou alugar um imóvel. Isso não quer dizer que esses são mais importantes que os outros clientes.

Mas não tem como negar que, todos os dias, um grande número de pessoas entra em contato com empresas e profissionais e, em muitos casos, o seu interesse em efetivar uma parceria é ainda baixo.

Então, vale a pena se deter a quem já está mais próximo de tomar uma decisão. Além disso, as mensagens automáticas ajudam você a dar um feedback rápido para o seu cliente, informando que a sua mensagem foi recebida, sem que ele fique com dúvidas sobre isso.

Ou seja, é uma forma de manter a relação até conseguir dar uma resposta personalizada. No Facebook Messenger, por exemplo, é possível enviar mensagens automáticas de boas-vindas, ausência e respostas para as perguntas frequentes.

O WhatsApp Business ( quer saber mais sobre essa ferramenta clique aqui) também oferece recursos similares, de modo a prestigiar com rapidez a mensagem do seu público, mesmo que você demore um pouco para respondê-la de forma adequada.

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Prefira designs prontos

Para como otimizar o uso das redes sociais você pode ainda dar prioridade aos designs prontos para os vídeos e imagens que deseja criar para serem publicados. Além de ser uma forma de agilizar o seu trabalho, torna-se mais econômico.

Isso porque, seria indicado contratar terceiros para essa tarefa, se você não tiver experiência com softwares de edição. Mas a boa notícia é que, hoje em dia, uma solução bem-vinda é a ampla variedade de templates disponíveis em diferentes ferramentas.

Algumas delas são Canva e Crello, onde é possível encontrar opções semiprontas. Com elas, você apenas precisa adicionar as informações necessárias e, com poucos cliques, obtém a imagem para ilustrar a sua postagem.

Avalie o seu desempenho nas redes sociais

Por fim, mas não menos importante, outra maneira de otimizar a gestão das redes sociais de modo a economizar tempo é avaliar, com alguma frequência, o seu desempenho profissional nos sites de relacionamento dos quais faz uso.

Isso é importante porque, caso alguma das redes sociais onde você tem perfil ou mesmo alguma das suas estratégias para elas, não estejam oferecendo os resultados esperados, é preciso mudar.

A própria rede social pode mostrar-se inútil para os seus objetivos ou simplesmente a forma como as postagens estão sendo feitas deve ser diferente para surtir os efeitos almejados.

De todo o modo, usar uma rede social desnecessária ou da forma errada é também um jeito de perder um tempo bastante valioso.

Afinal, você poderia investir em outras redes sociais ou em outros conteúdos para os seus posts. Portanto, em poucas semanas depois de iniciar a sua estratégia nas redes sociais, já vale a pena fazer essa análise e continuar com regularidade, de maneira constante.

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Felipi Adauto é corretor de imóveis na DF Casa Imóveis imobiliária em Itaquera que trabalha com Apartamentos em Itaquera, imóveis em Itaquera e imóveis na Zona Leste de São Paulo, treinador de corretor de imóveis e Coordenador e Co-autor do livro A chave da venda de imóveis.